"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Espírito Santo regenera o pecador.

Tito 3: 5
 “… não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”.

Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou que o novo nascimento é imprescindível na vida do crente e que sem ele (novo nascimento ou regeneração) ninguém pode ver os céus. Erros em relação a essa doutrina têm sido muito destrutivos para a Igreja de Cristo. A Regeneração, ou o novo nascimento, é uma obra de Deus. Não é algo que o homem efetua (não somos nós que, agora, por causa da nossa religião vamos nos esforçar para mudarmos o nosso estilo de vida), mas algo que Deus realiza. O novo nascimento é uma mudança que acontece dentro de nós, não um ato operado por nós. Isso é muito bem estabelecido pelo Apóstolo João, quando no primeiro capítulo do seu Evangelho ele fala dos filhos de Deus como aqueles – “… os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus“.

Nos seus ensinamentos Jesus dá uma ênfase especial na obra do Espírito Santo, na introdução das pessoas na jornada da vida crista. Jesus ensinou que a atividade do Espírito é essencial tanto na conversão, que é o inicio da vida cristã a partir de nossa perspectiva, quanto na regeneração, que e o ponto de partida, da perspectiva de Deus.

Quando há a conversão, a pessoa volta para Deus. Jesus falou de maneira enfática sobre arrependimento e, de modo especifico, da convicção do pecado, que é o pré-requisito do arrependimento. Jesus disse que – “Quando ele [o Consolador] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado“. Sem essa obra do Espírito Santo, não pode haver conversão.

No encontro que teve com Nicodemos, Jesus deixou bem claro que a regeneração é essencial para sermos aceitos pelo Pai, e um acontecimento sobrenatural, e o Espírito Santo é o agente que o produz – “… Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” A carne (o esforço humano) não é capaz de efetuar essa transformação. E essa transformação nem pode ser compreendida pelo intelecto humano.

O Espírito Santo (quando, de fato, somos morada e templo dEle é capaz de nos afetar com maior intensidade porque, habitando em nós, pode atingir o centro de nosso pensamento e de nossas emoções. Habitando nos que crêem, o Espírito Santo pode levar-nos a toda verdade, como Jesus prometeu  – “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
 Bíblia de Estudo Pentecostal.
-Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Teologia Sistemática, Millard Erickson

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.