Aquele que nasceu de novo não vive em prática pecaminosa.
I João 3: 9
“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.”
Somos ‘nascidos de Deus’ quando o Espírito Santo vive em nós e nos dá a nova vida que está em Jesus. Nascer novamente é mais do que um novo começo; é um renascimento, é receber um novo nome familiar baseado na morte de Cristo por nós. Quando isto acontece, Deus nos perdoa e nos aceita totalmente; o Espírito Santo nos dá uma nova mente e um novo coração, vive em nós, e começa a nos ajudar a nos tornarmos semelhantes a Cristo. Nossas perspectivas também mudam, porque temos uma mente que é renovada diariamente pelo Espírito Santo.
Muitas pessoas não querem ter sua vida exposta à luz de Deus, porque temem o que será revelado. Não querem ser transformadas e ficam aborrecidas com o nosso desejo de obedecer a Deus e de fazer o que é certo, porque temem que a luz de Deus que existe em nós exponha alguma perversidade na vida delas. Não desanimemos diante de situação como essa, permaneçamos orando, para que tais pessoas sintam que é muito melhor viver na luz do que nas trevas.
Quando ‘nascemos de Deus’ começamos a pensar e agir de uma maneira diferente. Todos nos temos áreas onde a tentação é mais intensa e frequente, e hábitos que são difíceis de dominar. Estas fraquezas dão ocasião ao Diabo; então devemos lidar com as nossas áreas de vulnerabilidade.
João não está se referindo as pessoas cujas vitórias ainda estão incompletas; está se referindo as pessoas que fazem do pecado uma pratica e que procuram caminhos e argumentos para justificá-lo. O homem natural, por si mesmo, não tem vontade nem força para se desvencilhar do pecado, muito pelo contrário, sozinho o homem afunda cada vez mais, mas aquele que aceitou Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, precisa dar três passos indispensáveis para alcançar a vitória sobre o pecado – primeiro, buscar o poder do Espírito Santo e da Palavra de Deus; segundo, afastar se de situações tentadoras: e terceiro, buscar a ajuda do corpo de Cristo (a Igreja), estar aberto à sua posição de o considerar responsável por seus próprios pecados e a sua disposição de orar a seu favor.
A frase ‘não pode viver pecando’, ou ‘não pode pecar’, significa que os verdadeiros crentes não fazem do pecado uma pratica comum e diária, nem se tornam indiferentes a lei moral de Deus. Todos os crentes ainda pecam, mas estão lutando para vencer o pecado e dominar a carne.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.