A Adoração envolve uma relação com Cristo e a Igreja.
João 15: 1-8
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto… Estai em mim, e eu, em vós… assim também vós, se não estiverdes em mim… porque sem mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora… Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”
No Antigo Testamento as videiras simbolizavam a fecundidade de Israel ao fazer a obra de Deus na terra – “Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha em um outeiro fértil. E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.”
Na instrução que estava dando aos discípulos, Jesus cita, de forma implícita, a parábola de Isaías, onde Ele é a Videira e Deus é o Lavrador que cuida dos ramos para torná-los frutíferos. Os ramos são todos aqueles que se declaram seguidores de Cristo. Os ramos frutíferos são os verdadeiros crentes que, por meio da união de sua vida com a de Cristo, produzem muito para o Reino. Mas aqueles que se tornam improdutivos, que se negam a seguir a Cristo depois de estabelecerem um compromisso superficial com Ele, serão separados da videira. Os seguidores improdutivos são como mortos; serão cortados e lançados fora. Quando permanecemos ligados nEle como a fonte da vida, frutificamos. Deus é o lavrador que cuida dos ramos ‘esperando’ que todo crente dê fruto.
As varas que cessam de dar fruto são as que já não têm em si a vida que provém da fé perseverante em Cristo e do amor a Ele. Porque quando uma pessoa crê em Cristo e recebe o seu perdão, recebe a vida eterna e o poder de estar ou permanecer nEle. Tendo esse poder, o crente precisa aceitar sua responsabilidade quanto à salvação e permanecer em Cristo. Assim como a vara só tem vida enquanto a vida da videira flui na vara, o crente tem a vida de Cristo somente enquanto esta vida flui nele pela sua permanência em Cristo.
Muitas pessoas tentam ser boas, honestas, e fazer o, que é certo. Mas Jesus disse que a única maneira de ter uma vida verdadeiramente boa é estar perto dEle, como um ramo ligado â videira. Longe de Cristo, nossos esforços são infrutíferos. Permanecer em Cristo resulta em Jesus continuar a habitar em nós. As consequências de o crente deixar de permanecer em Cristo são a ausência de fruto, a separação de Cristo e a perdição.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.