A ordem das lâmpadas.
Levítico 24: 4
“Sobre o castiçal puro porá em ordem as lâmpadas perante o SENHOR continuamente.”
O que falta no meio evangélico hoje em dia, é mais seriedade no trato com a obra de Deus. Não vou apontar ninguém, mas se a carapuça servir, tome-a para ti meu querido(a) e procure se acertar com seu Deus. Não quero que pensem que estou acima das pessoas na questão espiritual, pois não me vejo assim, aliás, estou na mesma condição de Paulo – dos homens pecadores e inaptos para a obra de Deus, encabeço a lista.
O estudo deste trimestre está servindo para revelar o quanto temos sido relapsos com as coisas de Deus. Sim! Temos tratado a obra de Deus com pouco caso, ignorando (em alguns casos por falta de conhecimento) o extremo valor que ela tem para nós e em nós. A simbologia dos móveis e utensílios do Tabernáculo é de significativa importância, devendo ser, sempre que possível, aplicada em nossas vidas.
O candelabro na Tenda do Tabernáculo, estava disposto numa posição que pudesse proporcionar claridade em todo ambiente, não havia, por ínfimo que fosse, um espaço sem iluminação. O brilho das lâmpadas tinha a intensidade perfeita, possibilitando que todo o trabalho do sacerdote fosse feito sem o menor esforço visual. O sacerdote não podia deduzir o que estava vendo, a luz lhe dava condições de ver tudo com a mais perfeita clareza.
A luz, como já dissemos superficialmente, não se refere apenas a uma energia eletromagnética radiante que pode ser captada pelo sentido da visão, com também, não é simplesmente o refulgir das chamas, a LUZ, aqui, pode ser interpretada também, como o conhecimento de Deus que é transmitido ao homem. Na antiga Aliança, isso só era possível ao sacerdote, no entanto, na nova Aliança, qualquer crente que se dispuser espontaneamente servir a Deus com fidelidade, pode alcançar do Senhor esse conhecimento, basta para isso, por em ordem as lâmpadas.
Mas o que é por em ordem as lâmpadas? Como escrevi acima, podemos aplicar a simbologia do candelabro com a vida do crente hoje. A haste central é Cristo, nós, os crentes, estamos ligados nEle. Por a lâmpadas em ordem é nos esforçar ao máximo para manter essa “ligação” em Cristo na mais perfeita e sólida comunhão. Com a mesma intensidade que a luz da haste central brilha, deverão brilhar as luzes das hastes laterais. O mundo precisa ver Cristo em nós. Eu não preciso anunciar que sou crente, as pessoas devem, obrigatoriamente, perceber isso em mim.
Por as lâmpadas em ordem significa ser mais zeloso com as coisas espirituais. Por as lâmpadas em ordem implica em ser cauteloso com tudo o que se refere ao Reino de Deus – Palavra, rebanho, louvor, ministério, etc. Por as lâmpadas em ordem significa buscar conhecimento em Deus e não sobre Deus.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.