"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jesus é a luz do mundo.

João 8: 12
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

Embora esta declaração de Jesus soe de forma incisiva e categórica, o mundo, como a própria Palavra de Deus afirma, está em trevas e, isso acontece por influência do maligno que, numa desesperada ânsia de provar as pessoas que ele está com a razão, insinua que Jesus como luz não ilumina com tanto fulgor como diz. Desta forma, o único combustível que o crente tem para, num esforço tremendo, se manter fiel, é usado pelo próprio crente com baixíssima frequência, estamos falando da FÉ.

A palavra luz na Bíblia, pode e deve ser interpretada, também, como conhecimento. Conhecimento vindo de Deus. Sendo assim, ao fazer tal declaração, Jesus está dizendo que Ele é o conhecimento que o mundo necessita. Mundo, aqui, se aplica ao kosmos que se tornou o domínio de Satanás – “o mundo inteiro jaz no Maligno”. Ele é o seu príncipe. Ele se tornou o deus deste mundo, e tem levantado muitos anticristos para enganar os perdidos. O sistema do mundo tem a sua própria sabedoria em contraste com o conhecimento de Cristo como a sabedoria e o poder de Deus para a salvação.

Quem segue a Cristo não anda em trevas, mas não é porque Jesus age como uma lanterna iluminando o caminho por onde o crente anda. Ele é o conhecimento do qual todo ser humano necessita para reverter a sua posição com Deus – de inimigos para amigos. Andar em trevas, tem um sentido de falta de conhecimento. Mas que conhecimento é esse? Não é o conhecimento intelectual puro e simples adicionado de sentimentos e emoções. É o conhecimento que foi vetado aos sábios e concedido aos simples e aos humildes. É o conhecimento que tira o homem das trevas filosóficas, místicas, religiosas e, em alguns casos, das trevas teológicas. É o conhecimento que conduz o homem ao verdadeiro entendimento do que é vida.

Ainda que Jesus seja a imprescindível luz do mundo, nem todos aceitam essa luz e, não precisamos sair rua afora para ver essa realidade estampada na sociedade, encontramos alguns que rejeitam a luz de Cristo dentro das igrejas. O crente deve permanecer no mundo e deixar que luz de Cristo brilhe através dele, mas não se tornar parte dele. O mundo é o campo onde o crente deve servir. O evangelho deve ser pregado ao inundo inteiro, pois ele ainda é o mundo de Deus e jaz apenas temporariamente no poder de Satanás. É tarefa do crente não apenas ser uma luz para o mundo, mas também declarar à humanidade caída que se reconcilie com Deus através da cruz de Cristo.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Dicionário Bíblico Wycliffe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.