Devocional lição 02/ 1ºtrim 2107, Sexta-feira – A árvore que não produz bons frutos será cortada.
Mateus 3:10
”E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.”
Há inserido no estilo literário bíblico, uma modalidade de escrita designada Paralelismo, esse Paralelismo, nos leva a uma dúbia interpretação do texto sem excluir o contexto, ou seja, num mesmo texto, onde, literalmente, se refere a Israel, pode-se fazer uma aplicação incontestável a Igreja de Cristo.
Israel havia pecado e, urgentemente, precisava se arrepender, mas isso só seria possível se os lideres, dos dois maiores grupo religiosos, dessem exemplo. Fariseus e Saduceus, religiosamente eram inimigos, mas uniram forças para lutar contra Jesus e seus ensinos, o que havia neles de rigidez religiosa, sobrepujava em falsa espiritualidade. João Batista os advertiu severamente, convidando-os ao arrependimento, pois uma sentença estava decretada: “está posto o machado à raiz das arvores”.
Há um liberalismo reinando no meio dos cristãos evangélicos. Esses liberais não se satisfazem em difundir apenas suas ideias sobre costumes e tradições, querem também expandir seus conceitos e teorias teológicas com pregações subversivas, maléficas e mentirosas, atraindo os incautos para uma armadilha mortal. A Palavra de Deus não diz que toda a arvore que não der fruto será cortada, está falando daquela que está produzindo frutos que não condiz com a sua natureza. Assim é a vida cristã, os frutos que devemos produzir, devem ser originados no Espírito Santo, e tudo quanto falamos, pensamos ou fazemos, que estiver fora dos parâmetros pré-determinados por Deus, já está sentenciado.
Nosso comportamento está intrinsecamente relacionado ao nosso caráter.
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.”
Deus te abençoe.
Graça e Paz.