Devocional lição 02/ 1ºtrim 2017, Sábado – Os discípulos de Cristo produzem frutos.
Marcos 4:20
”E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um.”
A parábola do semeador, contada por Jesus, nos conduz a formar quatro tipos de pessoas que ouvem a Palavra de Deus. Esses tipos de pessoas podem ser encontradas, dentro e fora da igreja.
O primeiro tipo é as de coração endurecido. Mas, como, endurecido? Sim, endurecido, pois a palavra diz que estava à beira do caminho. Os caminhos, no tempo de Jesus, eram de chão batido, ou seja, era um solo mais compactado, provocado pelo constante trafego (animais, pessoas, carros de tração animal, etc), tornando-o, assim, inútil para a semeadura. As pessoas que estão nesta condição, são suscetíveis, a influências vindas de qualquer direção, causando o inevitável endurecimento. Para a Palavra penetrar neste coração, é preciso que ele seja arado antes da semeadura, e este processo é doloroso.
O segundo tipo, é um coração superficial, uma camada fina de terra sobre um subsolo rochoso, o que é a característica do solo na Palestina. Uma vez que esse solo não tem profundidade, qualquer coisa plantada nele não dura muito tempo, pois não consegue criar raízes. Representa o “ouvinte emocional”, que aceita com toda alegria a Palavra de Deus, mas não compreende o preço que deve ser pago para se tornar um cristão genuíno. É muito fácil para a natureza humana decaída simular “sentimentos religiosos” e encher alguém que se diz cristão de falsa confiança. …
O terceiro tipo é o coração cheio, representa a pessoa que recebe a Palavra, mas não se arrepende verdadeiramente nem remove os “espinhos” do coração. Esse ouvinte tem vários tipos diferentes de “sementes” competindo por seu coração.
O quarto tipo, o coração frutífero, representa o cristão verdadeiro, pois o fruto, que é uma vida transformada – é evidência da verdadeira salvação. Como os outros três tipos de coração não produziram frutos, concluímos que pertenciam a pessoas que nunca nasceram de novo.
Cada um dos três tipos de coração infrutífero é influenciado por um inimigo diferente: no coração endurecido, o próprio Satanás rouba a semente; no coração superficial, a carne simula sentimentos religiosos; e no coração cheio, as coisas do mundo sufocam o crescimento e impedem a produção. Eis os três grandes inimigos do cristão: o mundo, a carne e o diabo.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.