Satanás procura o ponto fraco do crente para tentá-lo nessa área.
I Coríntios 7: 5
“Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.”
Contextualmente este versículo está inserido numa exortação que Paulo faz aos casais que são crentes. É uma exortação que diz respeito aos sentimentos e desejos que unem e completam o casal. Quando ocorre a falha de uma ou ambas as partes, isso abre brecha para as tentações que, invariavelmente, desembocarão em práticas pecaminosas.
É interessante como grande parte das atividades praticadas pelo homem, tem, na maioria das vezes, aplicação espiritual. Por exemplo, um lutador de boxe. Quando o lutador tem pela frente um desafio que, reconhecidamente, é mais forte que ele, sua estratégia de luta é “minar” os pontos fracos de todo ser humano. Ele vai tentar aplicar seus golpes na região do abdome do oponente, lugar que é extremamente sensível. Os golpes aplicados nesta região são dolorosos a ponto de prejudicar terrivelmente a respiração, assim o oponente mesmo sendo mais forte, não conseguirá se concentrar na luta vindo com isso a derrota.
Semelhantemente, o diabo quando tem pela frente crentes revestidos do poder de Deus, especificamente neste caso, os casais, ele não desiste de tentar, pelo contrário, é em situações assim que ele vai investir dura e cruelmente. Satanás conhece perfeitamente o terreno onde pisa, ele sabe pela sua perspicácia e sagacidade onde reside o ponto ou os pontos fracos de cada um nós e, é exatamente neste ponto que ele vai “bater” insistentemente.
Paulo, ainda que não fosse casado, conhecia esse tipo de problema que assolava, e ainda nos nossos dias continua assolando muitos casamentos. A orientação que Paulo deu, não está fundamentada em psicologia ou filosofias humanas, antes, é dada sob o aval do Espírito Santo de Deus com o intuito de preservar a santidade, fé e comunhão dos casais crentes, sem prejudicar ou violar os sentimentos que os unem. Pois, quando um dos cônjuges age sem consentimento do outro, em detrimento aos sentimentos dele, indiscutivelmente ele abrirá brecha para o diabo tentar. Eva abriu brecha para o diabo se aproximar quando deu ouvidos as suas palavras.
As tentações são como sementes lançadas num terreno muito fértil. Mesmo que ela não receba nenhum cuidado especial, em algum momento ela começará o seu processo de germinação. O único meio de resolver esse problema é extirpar a semente do solo. Não armazene em sua mente ou coração qualquer tipo de sentimento ou desejos lançados por Satanás que possam, em algum momento, germinarem e frutificarem.
Erivelton Figueiredo
Deus te abençoe.
Graça e Paz.