Devocional lição 03/ 1ºtrim 2017, Terça-feira – O perigo da idolatria, das feitiçarias e das inimizades.
Gálatas 5:20a
“Idolatria, feitiçarias”
Seguindo a lista das obras perversas da carne, agora, nos deparamos com um grupo de duas obras que podem ser caracterizadas como sendo obras religiosas ou supersticiosas.
A idolatria nos nossos dias está dissimulada nos propósitos, pensamentos e coração de muita gente, usurpando o lugar de Deus, tornando-se um ídolo.
Idolatrar é reverenciar uma imagem ou um deus que essa imagem representa, e sempre estaremos idolatrando quando colocarmos qualquer coisa ou pessoa acima de Deus. Devemos adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas, mas, infelizmente, muitos usam as pessoas, amam a si mesmos e adoram as coisas, Deus fica completamente fora.
A feitiçaria (pharmakeia) tinha, inicialmente, fins farmacêuticos, com o passar dos tempos tornou-se uma arma perigosa nas mãos de pessoas más. Deus advertiu severamente Israel a não praticar, nem se envolver com quem pratica tal coisa. Paulo advertiu aos Gálatas desta prática por que os magos daquele tempo usavam os fármacos para efeitos maléficos. Mesmo sobre forte advertência isso não foi erradicado de dentro da igreja, pelo contrário, foi “cristianizado”, e hoje vemos muitos crentes tomando as famosas “garrafadas”.
Nos tempos de Paulo, havia uma oposição franca entre grupos raciais e culturais, gregos não se misturavam com bárbaros, e judeus não se misturavam com gentios, havia uma inimizade abertamente declarada entre eles. Paulo, então, esclarece que essas obras são da “carne”, e que sua origem está na inclinação natural em ter inimizade com Deus, sendo assim, um cristão verdadeiro deve deixar manifestar em si, as características do fruto do Espírito.
Devemos lembra que, quando em um cristão se desenvolve o FRUTO do Espírito, subsequentemente, se manifestará as características deste FRUTO, os quais, Paulo cita mais adiante na carta aos Gálatas.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.