Quem será o anticristo?
Como podemos interpretar Apocalipse 13?
A besta será um homem, um animal, um símbolo ou um reino?
As figuras de linguagem, feras ou aves de rapina, usadas pelos profetas apocalípticos, são símbolos do verdadeiro caráter do império mundial gentílico, guerreiro e agressor, estabelecido pela força (Dn 7:7). Daniel tinha visto o reino da Babilônia, o Medo-Persa, e o Greco-Macedônio, sob a figura de um leão, um urso e um leopardo (Dn 7:3-6); mas João o vê semelhante ao leopardo, com os pés de urso e boca de leão, isto tipificando o reino da besta à semelhança daqueles reinos nos seus diferentes aspectos de governo.
Ninguém pode estabelecer com convicção quem será o anticristo (anticristo e falso profeta são pessoas distintas), podemos especular, e nessa especulação, eu vejo muitos candidatos, em nossos dias, pleiteando essa designação dentro das igrejas. Líderes que se apostataram totalmente da fé e da doutrina bíblica, e declaram abertamente suas heresias e doutrinas de demônios.
Na Bíblia, alguns profetas vaticinaram sobre esse indivíduo, Daniel diz que será um homem, e além disso, homossexual (Dn 11:37). Se considerarmos a possibilidade de ser um reino, e não um indivíduo, teremos o reaparecimento de um reino que se encontrava “morto” no cenário internacional. No entanto, é difícil entender de que maneira um reino poderia ser morto por uma espada.
O mundo não apenas ficará maravilhado com o anticristo, como também lhe prestará culto (Ap 13:4). A segunda “besta” descrita na última metade deste capítulo organizará e promoverá o culto ao anticristo, instituindo-o como religião oficial do mundo.
Também haverá palavras (Ap 13:5, 6). Quase todos os ditadores alcançaram o poder controlando as pessoas com suas palavras. Adolf Hitler na sua ascensão ao poder, encantava grandes multidões com seus discursos. Satanás fará com que a “besta” seja um grande orador, cujos discursos blasfemarão contra Deus, seu nome, seu tabernáculo (o céu) e os santos no céu.
Acreditamos que a primeira besta, o anticristo, será um homem, mas enfim, nada do que expomos pode ser interpretado como sendo a mais genuína verdade, são interpretações a luz da Bíblia, e pode ser que estejamos interpretando equivocadamente.
fonte: A Bíblia responde (CPAD) – Adaptado