Devocional lição 05/ 1ºtrim 2017, Segunda-feira – A paz de Deus nos faz repousar em segurança.
Salmo 4:8
“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.”
O Salmo quatro, concordam a maioria dos comentaristas, é uma extensão do Salmo três. O Salmo três, entende-se como sendo o início e o quatro, sendo o fim vitorioso daquela situação. Davi nos dá um exemplo a ser seguido: transformar as aflições em cânticos de louvor a Deus.
A paz de Deus procede da paz com Deus, ou seja, só teremos a paz de Deus se alcançarmos a paz com Deus. A paz com Deus é alcançada quando aceitamos Jesus como Salvador, neste instante deixamos de ser inimigos de Deus e passamos a gozar a paz que dantes não tínhamos com Ele, pois éramos seus inimigos. Subsequentemente, mediante o processo de conversão, devido à presença gloriosa do Espírito Santo em nós, somos agraciados com a paz de Deus, e essa paz é caracterizada pela forma como enfrentamos as dificuldades: o crente não se desespera.
A palavra paz (shalon) tem um significado muito mais abrangente, não se pode interpreta-la apenas como a ausência de conflitos, ela significa adequação do estilo de vida do crente aos parâmetros divinos, significa confiança plena de que Deus está envolvido em toda e qualquer situação que envolve o crente e, por fim, significa uma vida plena na presença de Deus, sob a graça salvadora de Jesus e governo do Espírito Santo.
O crente que tem a paz de Deus, não se envolve em contendas e inimizades, bem como, foge de qualquer situação que aparenta essas coisas. E se alguém tentar envolve-lo, ele permanece em paz, pois habita seguro nas mãos de Deus.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Essa paz que excede todo entendimento é que nos mantém firme na graça.