Devocional lição 07/ 1ºtrim 2017, Segunda-feira – A benignidade confere vida longa, justiça e honra.
Provérbios 21:21
“O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra”.
Não podemos confundir as exortações bíblicas com direitos e deveres do cidadão. As exortações bíblicas acerca da prática das boas obras, não são para salvação, e sim para os que já estão salvos, em oposição a isso estão os deveres do cidadão que devem ser cumpridos para que se possa valer dos seus direitos.
O significado de benignidade transcende o ser bondoso, benévolo ou de boa índole, é “fazer o bem, sem olhar a quem”, e isso expressa de forma categórica o caráter de Deus. Jesus Cristo não foi enviado a morrer por um grupo específico. Deus amou o mundo de tal maneira que o enviou a morrer pelo mundo (pessoas do mundo), mesmo conhecendo a índole de cada ser humano e sabendo que seu Filho seria rejeitado por muitos. A benignidade de Deus está evidente todos os dias de maneira incontestável, e a podemos perceber através dos eventos da natureza: o sol se levanta sobre todos, bons e maus; a chuva que cai sobre todos, bons e maus; a noite para descanso de todos, bons e maus, enfim, Deus ordena que a terra dê sustento a todos, bons e maus.
A inspiração que o Espírito Santo concedeu aos escritores da Bíblia foi meticulosa a ponto de ordenar as palavras numa sequência adequada. “Segue a justiça” está posto em primeiro plano não por acaso, mas pelo fato de que todo aquele que pratica a justiça entende que precisa ser bondoso e benigno, em contrapartida, todo aquele que se julga bom, invalida a necessidade da justiça.
Os que praticam a justiça e a bondade, jamais querem abandonar essa prática, pois sabem dos benefícios grandiosos que ela produz, conduzindo a uma vida cristã dinâmica onde a consideração pelo próximo está acima do que qualquer desejo egoísta.
Deus te abençoe.
Graça e Paz.
Palavra viva, isso é lindo, é maravilhoso.